Página principal
Credenciamento de docentes
Canal ouvidoria

Produção docente em destaque

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 13h23min de 29 de janeiro de 2025 por Mestrado educ (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISA E DEBATES CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO: políticas, práticas e diversidade

Organizadoras: Dalila Castelliano de Vasconcelos ; Luciana Leandro da Silva

O presente e-book é fruto de um trabalho colaborativo entre a Linha 1 - História, Política e Gestão Educacionais, e a Linha 2 - Práticas Educativas e Diversidade, que integram o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Trata-se de uma produção que reúne estudos e pesquisas de estudantes egressos do PPGEd/UFCG em coautoria com seus respectivos orientadores e que, em alguns casos, contam com a colaboração de professores-pesquisadores de outras instituições do país. O livro reúne, ao todo, 18 textos assinados por 33 autores diferentes, trazendo debates contemporâneos de enorme interesse para pensarmos os desafios da educação na atualidade.

Captura de tela 2025-01-29 132203.jpg

Link de acesso: Baixar Ebook

Link da editora: https://livros.editora.ufcg.edu.br/index.php/edufcg/catalog/book/304


Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas

Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.

Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro

Educação da resistência: reflexões e práticas


Educação da resistência.jpg Contrarreforma.jpg




Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade

A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares.

Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade


Práticas.jpg




Andréia Ferreira da Silva; Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas de accountability na educação estadual do Ceará, Pernambuco e Paraíba"

Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)

Captura de tela 2024-02-08 095917.png

Link de acesso ao artigo



Dalila Castelliano de Vasconcelos

Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"

Captura de tela 2024-02-08 095545.png

Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449

Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449

Artigo: "Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?"

Publicado em: Revista caderno pedagógico, vol. 20, 2023.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2047

Autores: da Cunha, I. D. M., de Vasconcelos, D. C., Anacleto, V. H. de S. L., Costa , L. B. de S., & de Assis, N. L. P. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?. Caderno Pedagógico, 20(9), 4135–4160. https://doi.org/10.54033/cadpedv20n9-022

Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."

Publicado em: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.09, p.8 - , 2022.

Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.




Dorivaldo Alves Salustiano

Revista cocar.jpg

Edição Especial da revista Cocar - Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas.

Link do volume: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/192.

Link do artigo In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107


Revista teias.jpg


Revista Teias n. 23, v. 68

Link do volume: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/issue/view/2689

Link do artigo Diversidade na Educação Escolar: perspectivas de professoras da educação básica: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54057




Fabiana Ramos

Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Captura de tela 2024-02-09 155936.png

Link de acesso ao artigo

Artigo: "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"

Link de acesso ao artigo




Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Artigo: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA"

Link de acesso ao artigo




Joedson Brito dos Santos

Livro: O Fundeb e a Educação Infantil. Editora‏ : ‎ Appris; 1ª edição (9 novembro 2015). ‎ 187 páginas;

Autor: Joedson Brito dos Santos




Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas Educativas na Região Nordeste do Brasil em tempos de Pandemia: oportunidade para Edu-business?"

Link de acesso ao artigo




Melânia Mendonça Rodrigues; Niédja Maria Ferreira de Lima; Vívia de Melo Silva

Artigo: "Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?'

Link de acesso ao artigo




Niédja Maria Ferreira de Lima; Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio

Artigo: "O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)"

Autora: Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio; Co-autora: Niédja Maria Ferreira de Lima

Link de acesso ao artigo