Página principal
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 5: | Linha 5: | ||
UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma | UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma | ||
das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. | das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. | ||
+ | |||
A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em | A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em | ||
seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e | seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e | ||
também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins. | também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins. | ||
+ | |||
Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão | Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão | ||
Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção | Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção | ||
crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a | crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a | ||
transformação da realidade socioeducacional brasileira. | transformação da realidade socioeducacional brasileira. | ||
+ | |||
O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a | O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a | ||
reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes | reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes |
Edição das 09h05min de 17 de maio de 2016
O curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35
anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da
UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma
das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.
A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins.
Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira.
O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos fundamentais à própria intervenção na realidade.