Página principal
Credenciamento de docentes
Pesquisa em rede
Grupos de pesquisa
Atividades de Extensão
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Histórico

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
 
Linha 1: Linha 1:
 
[[Image:En_US.png|20px|link=http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/History]]
 
[[Image:En_US.png|20px|link=http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/History]]
  
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.
+
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. O curso foi aprovado com nota 3 na CAPES.
  
 
Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas Linhas de pesquisas: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas Linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira, especialmente no âmbito regional.
 
Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas Linhas de pesquisas: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas Linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira, especialmente no âmbito regional.
  
 
Tendo a pesquisa como princípio formativo, nosso Mestrado Acadêmico propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento, eixos considerados fundamentais à própria intervenção na realidade.
 
Tendo a pesquisa como princípio formativo, nosso Mestrado Acadêmico propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento, eixos considerados fundamentais à própria intervenção na realidade.

Edição atual tal como às 10h22min de 11 de março de 2025

En US.png

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. O curso foi aprovado com nota 3 na CAPES.

Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas Linhas de pesquisas: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas Linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira, especialmente no âmbito regional.

Tendo a pesquisa como princípio formativo, nosso Mestrado Acadêmico propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento, eixos considerados fundamentais à própria intervenção na realidade.