Notícias
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''23/07/2024''' | ||
+ | |||
+ | '''ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/ANFOPE - 28 E 29 DE AGOSTO DE 2024 - CAMPUS IV DA UFPB''' | ||
+ | |||
+ | '''TEIAS POLÍTICAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO: educação indígena, diversidade e biodiversidade na gestão e formação de professoras(es)''' | ||
+ | |||
+ | [[Arquivo:WhatsApp Image 2024-07-23 at 14.44.16.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | Estamos em um processo de reconstrução política do país e, no campo educacional, muitas disputas se interpõe e desafiam a democracia. Assim, entendemos a produção de políticas dentro de uma teia tecida por diferenças, tensões, regularidades e desafios, sobretudo quando almejamos uma educação pública, laica e de qualidade. | ||
+ | O XI Encontro Estadual da ANPAE/PB e o XVI Encontro Estadual da ANFOPE/PB ocorrerão no campus IV da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, espaço que compreende uma área indígena dos municípios Rio Tinto e Mamanguape. Entendemos que, enquanto associações científicas, temos pautas e demandas comuns, sobretudo as concernentes à formação docente articuladas às políticas direcionadas à biodiversidade e Educação Básica. O evento se propõe a refletir o Eixo II trabalhado na conferência Nacional de Educação que centra os esforços em pensar a garantida do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios. | ||
+ | |||
+ | Assim, é com muita disposição para o debate e para o processo de lutas que convidamos todos a serem PARTE do nosso evento. Inspirados no nome da cidade de Mamanguape que é uma corruptela do tupi “mamã-guape” que significa onde se reúne para beber. Esperamos que os participantes possam se banhar nessa celebração, bebendo conhecimento e experimentando a energia de Rio Tinto e suas águas vermelhas.Contamos com a presença de vocês!! | ||
+ | |||
+ | '''INSCRIÇÕES:''' | ||
+ | |||
+ | https://www.even3.com.br/anpaeanfope-436553/ | ||
+ | |||
+ | @anpae.anfope | ||
+ | |||
+ | @anpaeparaiba | ||
+ | |||
+ | https://www.instagram.com/p/C84lGWwOwWe/?igsh=MXZkYTNlZGt2Z29iMg== | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ---- | ||
'''09/08/2024''' | '''09/08/2024''' | ||
Edição das 08h47min de 27 de setembro de 2024
23/07/2024
ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/ANFOPE - 28 E 29 DE AGOSTO DE 2024 - CAMPUS IV DA UFPB
TEIAS POLÍTICAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO: educação indígena, diversidade e biodiversidade na gestão e formação de professoras(es)
Estamos em um processo de reconstrução política do país e, no campo educacional, muitas disputas se interpõe e desafiam a democracia. Assim, entendemos a produção de políticas dentro de uma teia tecida por diferenças, tensões, regularidades e desafios, sobretudo quando almejamos uma educação pública, laica e de qualidade.
O XI Encontro Estadual da ANPAE/PB e o XVI Encontro Estadual da ANFOPE/PB ocorrerão no campus IV da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, espaço que compreende uma área indígena dos municípios Rio Tinto e Mamanguape. Entendemos que, enquanto associações científicas, temos pautas e demandas comuns, sobretudo as concernentes à formação docente articuladas às políticas direcionadas à biodiversidade e Educação Básica. O evento se propõe a refletir o Eixo II trabalhado na conferência Nacional de Educação que centra os esforços em pensar a garantida do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Assim, é com muita disposição para o debate e para o processo de lutas que convidamos todos a serem PARTE do nosso evento. Inspirados no nome da cidade de Mamanguape que é uma corruptela do tupi “mamã-guape” que significa onde se reúne para beber. Esperamos que os participantes possam se banhar nessa celebração, bebendo conhecimento e experimentando a energia de Rio Tinto e suas águas vermelhas.Contamos com a presença de vocês!!
INSCRIÇÕES:
https://www.even3.com.br/anpaeanfope-436553/
@anpae.anfope
@anpaeparaiba
https://www.instagram.com/p/C84lGWwOwWe/?igsh=MXZkYTNlZGt2Z29iMg==
09/08/2024
09/08/2024
A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação divulga a participação da professora Luciana Leandro da Silva na missão de pesquisa na Universidade de Estrasburgo (UNISTRA, França), a convite do Professor Romuald Normand, ocorrida nos dias 10 de junho e 9 de julho de 2024, como parte das atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito da pesquisa interinstitucional "Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente".
A relevância dessa missão justifica-se no sentido de fortalecer e consolidar nossas redes de pesquisa e parcerias internacionais, ampliar e divulgar nossas produções acadêmicas, bem como qualificar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG), ampliando as possibilidades de internacionalização do mesmo.
31/07/2024
VI Seminário de Educação Infantil: "Educação infantil: (In)visibilidaes, direitos e desigualdades no Brasil Contemporâneo"
22/07/2024
Na 76ª Reunião Nacional da SBPC, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, sexta-feira (12/07), das 13h às 15h30, ocorreu a mesa “PNPG e os desafios da pós-graduação em Educação”, que contou com a participação da coordenadora do FORPRED Nacional, Andréia Ferreira da Silva (UFCG).
No dia 16/07/2024 (Terça-Feira), das 14:30 às 18:00h, aconteceu a roda de conversa: "PNPG e os desafios da pós-graduação em educação", que teve como ministrante Profa. Dra. Andréia Ferreira (UFCG-Forpred/Anped). A mediação da atividade foi realizada pela profa. Dra. Lília Colares (UFOPA-Forpred/Anped). O momento fez parte da comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOPA.
25/07/2024
A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação divulga o resultado de alunos especiais 2024.2:
Clique aqui para ver o resultado
03/07/2024
A Coordenação do PPGEd divulga a oferta de disciplinas 2024.2:
Link de acesso: Oferta de disciplinas 2024.2
Período de matrícula para alunos regulares: 15 a 19 de julho
Período de matrícula para alunos especiais: 17 e 18 de julho.
Resultado de matrícula de aluno especial: 25/07/2024.
Orientações de matrículas para alunos especiais: Clique aqui
05/07/2024
O EPEN é organizado coletivamente pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste (FORPRED/NE), que volta ao formato presencial, e pretende reunir pesquisadores(as) do campo da educação da região Nordeste, pesquisadores(as) das demais regiões do Brasil e do exterior e quaisquer pessoas interessadas em pensar e produzir uma academia que seja mais pluriversal.
O evento ocorrerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2024, na Universidade Federal de Sergipe, com o tema “Políticas Afirmativas, Democratização do Conhecimento e da Sociedade”.
Acesse o site do evento: Clique Aqui
Instagram Oficial: Clique Aqui
10/07/2024
11/03/2024
A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG divulga a lista de disciplinas eletivas do Programa de Pós Graduação em História:
Disciplinas de história: Link
Passo a passo: Link
23/02/2024
A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação parabeniza os egressos Jonas da Silva Rodrigues e Milene Trajano da Silva aprovados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPE e da UFRN.
21/02/2024
A Coordenação do PPGEd informa que, com alegria, recepcionamos no dia 20/02/2024 a 9ª turma do mestrado acadêmico em Educação da UFCG. A reunião de acolhida com os discentes e docentes aconteceu na Sala 15- Fábio Freitas do CH. Na referida reunião ocorreu a apresentação do Programa, dos docentes e da secretaria, bem como dos discentes ingressantes. Além disso, os discentes receberam o calendário, a oferta das disciplinas e instruções gerais sobre as resoluções e os sistemas de matrícula e de processo eletrônico da UFCG.
02/02/2024
A Coordenação do PPGEd infoma que nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2024, estará aberto o período de solicitação de matrícula como aluno especial. O pedido de matrícula pode ocorrer nas disciplinas eletivas 2024.1: Sociedade, Diversidade e Educação(Prof.ª Dr.ª Fernanda de Lourdes Almeida Leal)- Terça-feira (8h às 12h); Política Educacional no Brasil (Prof.ª Dr.ª Andréia F. da Silva)- Quarta-feira(14h às 18h). Será permitida a matrícula em caráter especial em, no máximo, duas disciplinas eletivas por interessado (Regimento PPGEd: Art. 28, § 3º).
Passo a passo para a solicitação de matrícula como aluno especial: http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/Aluno_especial
25/01/2024
Volta às aulas na UFCG terá reabertura dos restaurantes universitários
Estudantes de Pós-graduação da UFCG também poderão fazer uso dos RUs mediante pagamento de uma taxa subsidiada, com cerca de 50% de desconto em cada refeição.
Os professores, servidores, colaboradores terceirizados e visitantes também poderão fazer refeições no RU, mediante pagamento de uma taxa integral.
Leia a matéria completa: Clique Aqui
19/01/2024
Segue abaixo nota conjunta da Coordenação da Área de Ciências Ambientais da CAPES e do
Comitê Assessor da Subárea Ciências Ambientais do CNPq, sobre práticas de comunicação científica questionáveis praticadas por editoras e pesquisadores ao comunicar os resultados de
pesquisas. Recomendamos a leitura atenta do documento.
Nota: Abrir
15/01/2024
🔴 A ANPEd realiza, no dia 18 de janeiro (quinta-feira), às 16h, uma live sobre “O novo Plano Nacional de Pós-Graduação (2024-2028) em debate”.
📍O evento terá participação de Andréia Ferreira da Silva (UFCG/coordenadora do Forpred), João Batista Carvalho Nunes (UECE) e Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/coordenador da área de Educação da Capes). A mediação será de Miriam Fábia Alves, presidenta da ANPEd.
📺 A transmissão será pelo canal da ANPEd no YouTube.
➡️ A proposta preliminar do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024-2028) foi apresentada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 20 de dezembro, quando foi colocada em consulta pública.
🗓️ A consulta pública termina no dia 25 de janeiro.
👨🏿💻 Para participar da consulta pública, acesse a Plataforma Participa + Brasil. 🖱️A proposta preliminar pode ser consultada no site da Capes ou na própria Plataforma.
🔗 Saiba mais no portal: https://mla.bs/b345e3a4
20/12/2023
A Comissão de Seleção divulga o resultado final, após prazo de recursos, do Processo Seletivo 2024 - Turma 9 - do Mestrado Acadêmico em Educação, Edital PRPG nº 25/2023.
RESULTADO FINAL- Processo Seletivo 2024:
12/12/2023
30/11/2023
22/11/2023
A chapa Fortalecendo Lutas, composta por Andréia Ferreira da Silva (UFCG) e Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA), foi eleita para a coordenação nacional do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred).
🔸 Andréia assumirá a coordenação nacional do Forpred e Maria Lilia, a vice-coordenação do Forpred - instância que reúne os associados institucionais (programas de pós-graduação) da ANPEd.
🗳️A votação ocorreu entre 16 e 20 de novembro. Segundo o Relatório Técnico da votação, aprovado pela Comissão Eleitoral, dos 136 associados institucionais aptos a votar, foram registrados 85 votos, sendo 98,8% para a chapa Fortalecendo Lutas, 1,2% de nulos e 0% brancos.
🔸A Comissão Eleitoral é integrada por José Airton de Freitas Pontes Junior (UECE/PPGE), Tiago Zanquêta de Souza (UNIUBE/PPGE) e Cristiane Machado (Unicamp/PPGE).
🔗Acesse o portal para consulta o Relatório Técnico de Votação e a Ata da Eleição do Forpred Nacional para o biênio 2023-2025 https://mla.bs/7ebdf305
24/11/2023
No dia 22 de novembro de 2023, durante a programação da XIV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades da UFCG, ocorreu a Mesa "Consolidação da Pós-Graduação em Educação e Letras na Paraíba: Desafios, Perspectivas e Interlocuções". O objetivo central desta mesa é refletir sobre os caminhos trilhados pelos programas de pós-graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) e Linguagem e Ensino (PPGLE), sediados no estado da Paraíba, para a sua consolidação. Dentre os principais desafios enfrentados pelos mencionados Programas destacam-se a dificuldade de financiamentos para a área de Educação e de Letras e a desvalorização docente, resquícios de uma política educacional equivocada. Nos últimos meses, com a mudança de governo, esta situação apresenta alguns sinais de melhora, mas julgamos que o impacto destas problemáticas nos citados PPG´s devem ser analisados detidamente, pois podem prejudicar a consolidação destes Programas. Assim, acreditamos que é necessário discutir estas questões, bem como buscar alternativas, para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na área de Educação e de Letras.
Alguns dados do PPGEd/UFCG apresentados pela Prof.ª Dr.ª Andréia Ferreira da Silva, Coordenadora do Programa, durante sua exposição: Clique Aqui
03/11/2023
Link de inscrição da Oficina- Currículo Lattes:
https://forms.gle/66yPdqnz8rdgmJgm8
Link de acesso à Oficina- Currículo Lattes: https://meet.google.com/bva-hdsp-skp
02/10/2023
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OZsXFAmrQ6w
---
10/10/2023
Programação do Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB: Clique aqui
Links: Clique aqui
09/10/2023
A mestranda Ana Paula S. Nery, orientanda da Profa. Dra. Maria das Graças Oliveira participou do XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, em La Plata-Argentina, 20 a 22 de setembro de 2023, com a apresentação do trabalho, vinculado a sua pesquisa de dissertação: “Mãe, Mulher e Professora de Bebês: Entrecruzamentos de Papéis Sociais da Educação Infantil”. A mestranda teve o apoio financeiro do PPGEd/PROAP. A seguir os registros principais dessa participação no evento.
05/10/2023
O PPGEd esteve representado no XIII Seminário Internacional de la Red Estrado na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, “Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes”, entre os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, por docente e mestrandas do nosso Mestrado, a Profa. Dra.Luciana Leandro e sua orientanda Cinthya Karina Ventura de Macêdo estiveram presentes no evento com apresentação de trabalhos aprovados pelo Comitê Científico do evento. Também estiveram presentes no evento integrantes do "Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente", pesquisa interinstitucional financiada pela CAPES, da qual o nosso programa participa, os integrantes do observatório realizaram painéis e momentos de encontro entre os pesquisadores do projeto ao longo do evento. A docente e mestranda tiveram o apoio financeiro do PPGEd/PROAP. A seguir os registros principais dessa participação no evento.
04/09/2023
"O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (4), durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a abertura de editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) para bolsas de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutorado, além de bolsas de mestrado e doutorado profissional, que totalizam investimentos superiores a R$ 37 milhões."
07/07/2023
27/06/2023
Informamos que o nosso PPGEd/UFCG participa dessa iniciativa de mobilidade internacional com a previsão de receber um mestrando.
12/07/2023
O Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Associação Nacional de políticas e Administração da Educação - ANPAE realizará, na próxima segunda-feira 17/07/2023 às 14h a conferência intitulada: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO GOVERNO LULA: tensões e proposições. O nosso convidado é o professor Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC).
LOCAL: Auditório do Centro de Humanidades
Inscrições e certificação no link: https://forms.gle/7gmzk1BKvz3jRE4GA
Obs.: Atividade presencial
21/06/2023
Link da live: Clique Aqui
20/06/2023
Nos dias 08, 09 e 10 de Junho aconteceu na cidade de Quito, capital do Equador, o X ENCUENTRO INTERNACIONAL RED KIPUS, com o tema "La docencia en tiempos de pandemia y postpandemia: aprendizajes, aportes y desafíos".
A Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Oliveira, docente do PPGEd, e sua orientanda, a aluna Kimberlly Saiwry Nunes Pereira, apresentaram dois trabalhos no evento:
Trabalho 01: DOCÊNCIA COM BEBÊS NO PERÍODO “PÓS-PANDEMIA”: dilemas e tensões do cotidiano. Este trabalho apresentou as descobertas e as análises de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a docência com bebês em instituições de educação infantil no retorno ao modelo presencial de ensino. A pesquisa indagou acerca dos modos de exercer a docência nos berçários públicos durante o retorno presencial nas creches e sobre os significados que as professoras atribuíram às mudanças nos tempos e espaços de trabalho. Pretendeu-se, então, compreender a docência no retorno presencial de ensino e analisar os dilemas e as tensões emergentes do cotidiano de trabalho das docentes nesse momento. O trabalho está vinculado à pesquisa da aluna no Mestrado em Educação.
Trabalho 02: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TELAS: diálogos entre Pedagogia e Audiovisual na formação inicial de professores. Este artigo teve como objetivo apresentar as análises do estágio supervisionado de graduandos(as) da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, no período de ensino remoto emergencial (2020-2021) em instituições de educação infantil. Compuseram o corpus da investigação o plano de curso da disciplina, o planejamento de atividades desenvolvidas no estágio, a proposta curricular do município e os relatórios de estágio supervisionado das graduandas (coletados no controle acadêmico do curso), os registros da docente da turma e das estagiárias e os documentos curriculares divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande no período investigado.
A professora Maria das Graças recebeu incentivo da Unidade Acadêmica de Educação para custeio das passagens e diárias e a aluna Kimberlly recebeu auxílio financeiro do Mestrado em Educação para contribuição com os custos das passagens, hospedagem e alimentação.
16/06/2023
Bolsista CAPES
Mais uma mestranda do PPGEd/UFCG foi contemplada com uma bolsa de estudos financiada pela CAPES: a aluna da Turma 8, Cynthia Karina Ventura de Macêdo, orientanda da Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva. A bolsa é oriunda do Projeto: “Observatório da Educação Básica: Impactos da Pandemia sobre o Direito à Educação e a Reconfiguração do Trabalho Docente”, que envolve docentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão vinculados ao projeto os docentes permanentes do PPGEd: Prof. Dr. Carlos Augusto de Medeiros, Prof. Dr. Joedson Brito dos Santos, Prof.ª Dr.ª Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Prof.ª Dr.ª Andréia Ferreira da Silva e Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva, a qual é a coordenadora do sub-grupo da UFCG.
05/06/2023
A Coordenação do PPGEd informa o agendamento da Reunião do Coletivo docente para o dia 04/07/2023, às 14h00.
31/05/2023
Divulgados os resultados dos exames de proficiência em inglês e espanhol realizados pela Unidade Acadêmica de Letras da UFCG:
Edital PROPEX 006/2023 - Programa de Arte e Cultura FUNARTE-UFCG
http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/6/60/Portaria_n%C2%BA_79%2C_de_28_de_Abril_de_2023.pdf
Abertas 500 vagas para cursos online de idiomas para membros da UFCG. Cursos de Espanhol, Francês e Inglês são exclusivos para a comunidade acadêmica da UFCG. Já o curso de Português para Estrangeiros é aberto para a comunidade externa
A Coordenação do PPGEd divulga à Comunidade Docente o Edital CGP-PRPG nº 002/2023 de seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFCG.
Para acessar o conteúdo do edital clique aqui