Página principal
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 19: | Linha 19: | ||
Este VI Seminário de Educação Infantil dá continuidade a um conjunto de debates que refletiram sobre a Educação Infantil na relação com as seguintes temáticas: a formação de professores (2011); As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil em foco (2013); Currículo, Concepções e Práticas (2015); A Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil: direito a infância e campos de experiência (2018); e, Infância, Arte e Produção Cultural (2020 – online). Após o longo período da Pandemia de Covid-19 e o pós Pandemia, retoma-se o formato presencial colocando no centro das discussões gargalos - (in)visibilidades e desigualdades – e possibilidades – direitos – que dimensionam a complexidade que envolve a Educação Infantil. Desde a primeira edição, os seminários trouxeram para o centro de sua concepção a identidade da Educação Infantil, verificada por meio de palestras, mesas-redondas, Grupos de Trabalho, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais, contando com a participação de convidados e convidadas de referência nacional, regional e local no que tange à Educação Infantil. Trata-se, pois, de um evento consolidado, que envolve a participação direta de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Educação, Unidade Acadêmica de Educação Infantil e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na organização, tendo um público médio de 400 participantes nas edições presenciais e chegando a 3.000 inscritos na edição online. | Este VI Seminário de Educação Infantil dá continuidade a um conjunto de debates que refletiram sobre a Educação Infantil na relação com as seguintes temáticas: a formação de professores (2011); As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil em foco (2013); Currículo, Concepções e Práticas (2015); A Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil: direito a infância e campos de experiência (2018); e, Infância, Arte e Produção Cultural (2020 – online). Após o longo período da Pandemia de Covid-19 e o pós Pandemia, retoma-se o formato presencial colocando no centro das discussões gargalos - (in)visibilidades e desigualdades – e possibilidades – direitos – que dimensionam a complexidade que envolve a Educação Infantil. Desde a primeira edição, os seminários trouxeram para o centro de sua concepção a identidade da Educação Infantil, verificada por meio de palestras, mesas-redondas, Grupos de Trabalho, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais, contando com a participação de convidados e convidadas de referência nacional, regional e local no que tange à Educação Infantil. Trata-se, pois, de um evento consolidado, que envolve a participação direta de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Educação, Unidade Acadêmica de Educação Infantil e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na organização, tendo um público médio de 400 participantes nas edições presenciais e chegando a 3.000 inscritos na edição online. | ||
− | Link para inscrições: https://www.even3.com.br/vi-sedinf/ | + | '''Link para inscrições:''' https://www.even3.com.br/vi-sedinf/ |
[[Arquivo:Captura de tela 2024-07-31 084943.jpg]] | [[Arquivo:Captura de tela 2024-07-31 084943.jpg]] |
Edição das 08h53min de 31 de julho de 2024
31/07/2024
VI Seminário de Educação Infantil: "Educação infantil: (In)visibilidaes, direitos e desigualdades no Brasil Contemporâneo"
Sobre o evento Este VI Seminário de Educação Infantil dá continuidade a um conjunto de debates que refletiram sobre a Educação Infantil na relação com as seguintes temáticas: a formação de professores (2011); As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil em foco (2013); Currículo, Concepções e Práticas (2015); A Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil: direito a infância e campos de experiência (2018); e, Infância, Arte e Produção Cultural (2020 – online). Após o longo período da Pandemia de Covid-19 e o pós Pandemia, retoma-se o formato presencial colocando no centro das discussões gargalos - (in)visibilidades e desigualdades – e possibilidades – direitos – que dimensionam a complexidade que envolve a Educação Infantil. Desde a primeira edição, os seminários trouxeram para o centro de sua concepção a identidade da Educação Infantil, verificada por meio de palestras, mesas-redondas, Grupos de Trabalho, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais, contando com a participação de convidados e convidadas de referência nacional, regional e local no que tange à Educação Infantil. Trata-se, pois, de um evento consolidado, que envolve a participação direta de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Educação, Unidade Acadêmica de Educação Infantil e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na organização, tendo um público médio de 400 participantes nas edições presenciais e chegando a 3.000 inscritos na edição online.
Link para inscrições: https://www.even3.com.br/vi-sedinf/
29/07/2024
25/07/2024
A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação divulga o resultado de alunos especiais 2024.2:
Clique aqui para ver o resultado
23/07/2024
ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/ANFOPE - 28 E 29 DE AGOSTO DE 2024 - CAMPUS IV DA UFPB
TEIAS POLÍTICAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO: educação indígena, diversidade e biodiversidade na gestão e formação de professoras(es)
Estamos em um processo de reconstrução política do país e, no campo educacional, muitas disputas se interpõe e desafiam a democracia. Assim, entendemos a produção de políticas dentro de uma teia tecida por diferenças, tensões, regularidades e desafios, sobretudo quando almejamos uma educação pública, laica e de qualidade.
O XI Encontro Estadual da ANPAE/PB e o XVI Encontro Estadual da ANFOPE/PB ocorrerão no campus IV da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, espaço que compreende uma área indígena dos municípios Rio Tinto e Mamanguape. Entendemos que, enquanto associações científicas, temos pautas e demandas comuns, sobretudo as concernentes à formação docente articuladas às políticas direcionadas à biodiversidade e Educação Básica. O evento se propõe a refletir o Eixo II trabalhado na conferência Nacional de Educação que centra os esforços em pensar a garantida do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Assim, é com muita disposição para o debate e para o processo de lutas que convidamos todos a serem PARTE do nosso evento. Inspirados no nome da cidade de Mamanguape que é uma corruptela do tupi “mamã-guape” que significa onde se reúne para beber. Esperamos que os participantes possam se banhar nessa celebração, bebendo conhecimento e experimentando a energia de Rio Tinto e suas águas vermelhas.Contamos com a presença de vocês!!
INSCRIÇÕES:
https://www.even3.com.br/anpaeanfope-436553/
@anpae.anfope
@anpaeparaiba
https://www.instagram.com/p/C84lGWwOwWe/?igsh=MXZkYTNlZGt2Z29iMg==
22/07/2024
Na 76ª Reunião Nacional da SBPC, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, sexta-feira (12/07), das 13h às 15h30, ocorreu a mesa “PNPG e os desafios da pós-graduação em Educação”, que contou com a participação da coordenadora do FORPRED Nacional, Andréia Ferreira da Silva (UFCG).
No dia 16/07/2024 (Terça-Feira), das 14:30 às 18:00h, aconteceu a roda de conversa: "PNPG e os desafios da pós-graduação em educação", que teve como ministrante Profa. Dra. Andréia Ferreira (UFCG-Forpred/Anped). A mediação da atividade foi realizada pela profa. Dra. Lília Colares (UFOPA-Forpred/Anped). O momento fez parte da comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOPA.
03/07/2024
A Coordenação do PPGEd divulga a oferta de disciplinas 2024.2:
Link de acesso: Oferta de disciplinas 2024.2
Período de matrícula para alunos regulares: 15 a 19 de julho
Período de matrícula para alunos especiais: 17 e 18 de julho.
Resultado de matrícula de aluno especial: 25/07/2024.
Orientações de matrículas para alunos especiais: Clique aqui
10/07/2024
05/07/2024
O EPEN é organizado coletivamente pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste (FORPRED/NE), que volta ao formato presencial, e pretende reunir pesquisadores(as) do campo da educação da região Nordeste, pesquisadores(as) das demais regiões do Brasil e do exterior e quaisquer pessoas interessadas em pensar e produzir uma academia que seja mais pluriversal.
O evento ocorrerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2024, na Universidade Federal de Sergipe, com o tema “Políticas Afirmativas, Democratização do Conhecimento e da Sociedade”.
Acesse o site do evento: Clique Aqui
Instagram Oficial: Clique Aqui
==A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG/PPGEd informa a todos/todas o nosso novo endereço de e-mail: educacao.mestrado.ppged@setor.ufcg.edu.br
Dessa forma, todas as comunicações com a secretaria do PPGEd deverão ser encaminhadas ao novo endereço.==