Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Grupos de Pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
(Criou página com ''''Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional''' Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação http://dgp...')

Edição das 16h52min de 5 de março de 2018

Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinaas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica


Grupo de Pesquisa em Gestão, Trabalho e Políticas Educacionais-Getepe Instituição: UFRN Líder(es): Fernando Bomfim Mariana Francisca Geny Lustosa Antônio Lisboa Leitão de Souza - Integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7666672089288359 Repercussão: A criação e desenvolvimento desta Base de Pesquisa na UFRN/CERES insere-se na consolidação da própria Universidade no interior do Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na região do Seridó. A partir do GETEPE, pretende-se fomentar a investigação acerca dos fenômenos sócio-educacionais através de diferentes Linhas de Investigação, de caráter interdisciplinar, privilegiando-se questões relativas às políticas educacionais, às mudanças no mundo do trabalho, ao papel do Estado e as diferentes perspectivas de gestão pública. Através dos projetos veiculados e desenvolvidos pelas três linhas de investigação e de análise aqui propostas, espera-se poder intervir no desenvolvimento sócio-educacional da região, contribuindo institucionalmente na (re)definição de projetos e políticas de desenvolvimento local/regional, e, possibilitando uma maior socialização do saber, instigar o desenvolvimento de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu que promova a qualificação dos profissionais da região, especialmente os atuantes na área educacional. Intervindo desta forma na região do Seridó, a UFRN estará não apenas cumprindo com seu papel social, mas, consolidando a atividade de ensino (de graduação e pós-graduação) através das atividades de pesquisa, fará retornar para a própria comunidade (extensão) o investimento público que é feito na instituição pela qualificação docente. O ensino, a pesquisa e a extensão formam, pois, o tripé de atuação institucional no desenvolvimento sócio-educacional da região e do estado do Rio Grande do Norte. Linhas de pesquisa: Autogestão, Movimentos Sociais e Educação Popular Economia popular, educação comunitária e desenvolvimento autosustentável Educação, Trabalho e Direitos Humanos Políticas Educacionais, Trabalho Docente e Formação de Professores

Grupo de política do ensino superior Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro Antonio Cabral Neto Antônio Lisboa Leitão de Souza – Integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265 Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas

Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB Instituição: UFPB Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa Mauricéia Ananias Melânia Mendonça Rodrigues – integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895 Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba.Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. A grande maioria dos pesquisadores estão vinculados a Linha de História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, orientando mestrandos e doutorados. Os integrantes do grupo têm publicado, regularmente, artigos em períodicos especializados e reconhecidos pela área, livros e capítulos de livros,conforme pode ser verificado nos seus currículos na Plataforma Lattes. Todos têm apresentado os resultados de suas pesquisas em vários eventos nacionais,internacionais e regionais, tais como: a ANPEd, o EPENN, a SBHE, o Luso-brasileiro de História da Educação, o Ibero-latino-americano de História da Educação - CIHELA, e os Simpósios Nacionais de História- ANPUH,entre outros. O grupo local é vinculado ao nacional:Grupo de Estudos e Pesquisas "História,Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr.Dermeval Saviani da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Linhas de pesquisa: História das Políticas Educacionais e das Instituições Escolares História Intelectual e dos Intelectuais , (auto)Biografias e Estudos de Gênero Práticas Educativas e Culturas Escolares

Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda Instituição: UFCG Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima Shirley Barbosa das Neves Porto Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307 Repercussão: Este grupo de pesquisa é um desdobramento de atividades de ensino e extensão desenvolvidas por docentes das áreas de educação e de letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente. Entre as questões relacionadas à educação de surdos, os estudos contemplam as áreas de história da educação, políticas educacionais e letramento. Na Libras, abrangem estudos sobre gêneros textuais,análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas. Finalmente, na literatura surda, abordam-se as produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções. Linhas de pesquisa: Formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Surdos

Inclusão e Alteridade Instituição: UFPB Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo Niedja Maria Ferreira de Lima – integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481 Repercussões: O Grupo de Pesquisa "Inclusão e Alteridade" envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado. Busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados dessas pesquisas tragam contribuições importantes para o ensino fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes. Diante da nova realidade educacional, que estabelece a política de inclusão no ensino regular, há necessidade de novos estudos que explicitem os diferentes caminhos de desenvolvimentos desses alunos, tendo em vista a importância de todos, para a consolidação de uma cidadania plena. Linhas de pesquisa: Estudos Culturais Política Educacional

Gestão, Currículo e Políticas Educativas Instituição: UFPEL Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite Álvaro Luiz Moreira Hypolito Luciana Leandro da Silva - integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058 Repercussões: Este grupo de pesquisa se propõe, por meio de pesquisas individuais ou em grupo, a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Focando a educação desde o nível fundamental até o superior, questões como sua qualidade, democracia, inclusão social, gestão democrática da educação e exercício da cidadania são estudados de forma articulada às relações entre currículo, conhecimento e poder. Neste sentido, registram-se contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar. Linhas de pesquisa: Gestão, Currículo e Políticas de Educação Básica Pedagogia Universitária, Políticas Curriculares e Ensino Superior Reestruturação educativa e curricular no contexto da globalização Trabalho Docente, Gestão e Currículo

GPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade Instituição: UNICAMP Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet Antonio Carlos Dias Junior Luciana Leandro da Silva – integrante Área: Sociologia http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845 Repercussão: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE), que se originou em 1995, é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional. O GPPE estuda as políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE possibilita a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais. Linhas de pesquisa: Educação e Pensamento Social Educação na América Latina Organização e Gestão da Educação Políticas para a Infância e para a Educação Infantil Políticas Públicas e Educação Sociedade, Estado e Educação