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De Programa de Pós Graduação em Educação

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O curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35
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O Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35
 
anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da
 
anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da
 
UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma
 
UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma
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contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos
 
contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos
 
fundamentais à própria intervenção na realidade.
 
fundamentais à própria intervenção na realidade.
 
[http://150.165.111.213/~mestrado-educacao/images/0/09/CALENDARIO_ACADEMICO_MESTRADO_2016.1_e_2016.2.pdf '''Calendário Acadêmico 2016.1 e 2016.2''']
 
 
[http://150.165.111.213/~mestrado-educacao/images/e/e0/OFERTA_DISCIPLINAS_2016.1_Mestrado.pdf '''Oferta de Disciplinas 2016.1''']
 

Edição das 10h26min de 20 de maio de 2016


O Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.

A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins.

Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira.

O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos fundamentais à própria intervenção na realidade.