Estrutura
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 34: | Linha 34: | ||
8. Identidades, diversidade e educação; | 8. Identidades, diversidade e educação; | ||
− | 9. Linguagem, educação e diversidade. | + | 9. Linguagem, educação e diversidade; |
+ | |||
+ | 10. Metodologia do ensino superior; | ||
+ | |||
+ | 11. Educação da infância, cultura e interação social; | ||
+ | |||
+ | 12. Formação econômico-social e educação brasileira. | ||
De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso. | De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso. | ||
As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas. | As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas. |
Edição das 13h10min de 17 de julho de 2017
O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação será ministrado em regime de créditos, cada crédito correspondendo a 15 horas-aula. A estrutura curricular do Mestrado compreende um total de 28 créditos, distribuídos em:
08 créditos de disciplinas obrigatórias comuns;
12 créditos de disciplinas eletivas;
04 créditos de Seminários de Pesquisa em cada linha de pesquisa;
04 créditos referentes à dissertação
As disciplinas obrigatórias (DO) deverão ser cursadas por todos os pós-graduandos e visam propiciar conhecimentos comuns referentes à educação brasileira e à produção do conhecimento, com ênfase na área educacional, bem como a integração e a vivência acadêmica dos mestrandos em formação.
Constituem-se como disciplinas obrigatórias do curso: Educação Brasileira (4 créditos) e Pesquisa e Educação (4 créditos). Os Seminários de Pesquisa (SP, 4 créditos, serão oferecidos por linha e deverão possibilitar a delimitação teórico-metodológica das investigações em andamento. No segundo semestre de cada ano letivo, serão oferecidas duas turmas de Seminários de Pesquisa, constituídas por mestrandos e por docente(s) responsável(eis) por linha. Esse componente curricular contará com a participação de pesquisadores da UFCG e de outras IES que contribuirão com a análise dos processos de produção do conhecimento nos diversos temas tratados pelas pesquisas em desenvolvimento, viabilizando a troca de experiências entre docentes e alunos da pós-graduação em educação.
As disciplinas eletivas (DE), por sua vez, são aquelas constantes da matriz curricular para a escolha do pós-graduando com a anuência do orientador. Trata-se de um elenco de disciplinas que seráoferecido periodicamente pelo curso de Mestrado, tendo o estudante a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, três disciplinas nessa modalidade, totalizando 12 créditos. Tais disciplinas visam assegurar o aprofundamento dos estudos relativos às temáticas investigadas na dissertação, considerando-se as áreas de interesse do mestrando. Poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação em educação ou áreas afins, desde que recomendados pela CAPES.
As disciplinas eletivas (4 créditos) constantes da matriz curricular do curso são:
1. Política educacional no Brasil;
2. Organização e gestão da educação no Brasil;
3. Estudos sobre a escola pública brasileira;
4. Estado, sociedade e educação;
5. Formação e trabalho docente no Brasil;
6. Sociedade, diversidade e educação;
7. Letramentos e educação;
8. Identidades, diversidade e educação;
9. Linguagem, educação e diversidade;
10. Metodologia do ensino superior;
11. Educação da infância, cultura e interação social;
12. Formação econômico-social e educação brasileira.
De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso. As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas.