Grupos de Pesquisa
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 112: | Linha 112: | ||
Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral. | Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral. | ||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
---- | ---- |
Edição das 16h30min de 16 de outubro de 2023
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE)
Instituição: UFCG
Líder(es): Joedson Brito dos Santos;
Área: Ciências Humanas; Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/778314
Repercussão: Estudar, pesquisar e produzir conhecimento sobre as políticas educacionais brasileira, pensadas e implementadas a partir da primeira década do século XXI, de modo particular aquelas implementadas no estado da Paraíba e na região Nordeste. Estimular e ampliar a discussão e a produção de conhecimento sobre os aspectos conceituais, metodológicos e processuais a respeito do financiamento, da gestão, da avaliação e do controle social dessas políticas, bem como estudar práticas educativas decorrentes delas. Promover tanto a produção de conhecimento para a construção de uma educação com qualidade social para a referida região e no referido estado, quanto para subsidiar tomada de decisões e elaboração de políticas nessa direção. A construção de banco de dados, informativos ou anuários de indicadores educacionais e sociais, processos formativos e produtos diversos que possam ser duplamente resultado e fonte permanente de pesquisa para o campo.
Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional
Instituição: UFCG
Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611
Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica
Educação, Resistências e Alternativas
Instituição: UFCG
Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1247585892085251
Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.
Grupo de política do ensino superior
Instituição: UFRN
Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza.
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265
Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.
Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB
Instituição: UFPB
Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895
Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda
Instituição: UFCG
Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307
Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.
Gestão, Currículo e Políticas Educativas
Instituição: UFPEL
Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058
Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES
Instituição: UNICAMP
Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva
Área: Sociologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845
Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.
Arte, Educação e Novas Tecnologias
Instituição: UFCG
Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior
Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912
Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.
Sociedade, Cultura e Educação
Instituição: UFCG
Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531
Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.
Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão
Instituição: UFCG
Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533
Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação.