Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Grupos de Pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 7: Linha 7:
  
 
Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica
 
Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica
 +
 +
----
  
 
'''Educação, Resistências e Alternativas'''
 
'''Educação, Resistências e Alternativas'''
Linha 17: Linha 19:
  
 
Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.
 
Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.
 +
 +
----
  
 
'''Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE'''
 
'''Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE'''
Linha 29: Linha 33:
  
 
Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe).
 
Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe).
 +
 +
----
  
 
'''Grupo de política do ensino superior'''
 
'''Grupo de política do ensino superior'''
Linha 38: Linha 44:
  
 
Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.
 
Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.
 +
 +
----
  
 
'''Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB'''
 
'''Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB'''
Linha 48: Linha 56:
  
 
Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.  
 
Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.  
 +
 +
----
  
 
'''Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda'''
 
'''Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda'''
Linha 58: Linha 68:
  
 
Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.  
 
Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.  
 +
 +
----
  
 
'''Inclusão e Alteridade'''
 
'''Inclusão e Alteridade'''
Linha 68: Linha 80:
  
 
Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes.  
 
Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes.  
 +
 +
----
  
 
'''Gestão, Currículo e Políticas Educativas'''  
 
'''Gestão, Currículo e Políticas Educativas'''  
Linha 78: Linha 92:
  
 
Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a  contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.  
 
Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a  contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.  
 +
 +
----
  
 
'''Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES'''
 
'''Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES'''
Linha 89: Linha 105:
  
 
Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.  
 
Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.  
 +
 +
----
  
 
'''Arte, Educação e Novas Tecnologias'''  
 
'''Arte, Educação e Novas Tecnologias'''  
Linha 100: Linha 118:
  
 
Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.  
 
Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.  
 +
 +
----
  
 
'''Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS'''
 
'''Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS'''
Linha 111: Linha 131:
  
 
Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG.  
 
Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG.  
 +
 +
----
  
 
'''Práticas Educativas e Letramento'''
 
'''Práticas Educativas e Letramento'''
Linha 122: Linha 144:
 
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284
 
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284
 
Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.  
 
Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.  
 +
 +
----
  
 
'''Sociedade, Cultura e Educação'''  
 
'''Sociedade, Cultura e Educação'''  
Linha 132: Linha 156:
  
 
Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.  
 
Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.  
 +
 +
----
  
 
'''Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão'''
 
'''Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão'''

Edição das 13h59min de 19 de dezembro de 2022

Research Groups Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional

Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues

Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611

Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica


Educação, Resistências e Alternativas

Instituição: UFCG

Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1247585892085251

Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.


Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE

Instituição: UNICAMP

Líder(es): Theresa Maria de Freitas Adrião, Selma Borghi Venco

Integrante: Antônio Lisboa leitão de Souza (et all)

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7808868906883041

Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe).


Grupo de política do ensino superior

Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza.

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265

Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.


Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB

Instituição: UFPB

Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895

Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.


Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda

Instituição: UFCG

Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307

Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.


Inclusão e Alteridade

Instituição: UFPB

Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo e Niedja Maria Ferreira de Lima

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481

Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes.


Gestão, Currículo e Políticas Educativas

Instituição: UFPEL

Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058

Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.


Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES

Instituição: UNICAMP

Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva

Área: Sociologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845

Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.


Arte, Educação e Novas Tecnologias

Instituição: UFCG

Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912

Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.


Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS

Instituição: UFCG

Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva, Luciênio de Macêdo Teixeira

Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0227668418317346

Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG.


Práticas Educativas e Letramento

Instituição: UFCG

Líder(es): Maria de Fatima Alves, Dorivaldo Alves Salustiano, Fabiana Ramos

Integrantes: Kátia Patrício Benevides Campos, Roziane Marinho Ribeiro Silvia Roberta da Mota Rocha

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284 Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.


Sociedade, Cultura e Educação

Instituição: UFCG

Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531

Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.


Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão

Instituição: UFCG

Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533

Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação.