Corpo Docente
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 353: | Linha 353: | ||
Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano. Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais. Diversidade, diferença e (des)igualdade: concepções e práticas na educação escolar. A psicologia sociohistórica e a teoria da atividade como referenciais teórico-metodológicos para o ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. | Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano. Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais. Diversidade, diferença e (des)igualdade: concepções e práticas na educação escolar. A psicologia sociohistórica e a teoria da atividade como referenciais teórico-metodológicos para o ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. | ||
+ | |||
+ | Projeto de pesquisa atual: | ||
+ | |||
+ | As condições de produção textual na escrita de deficientes intelectuais no banco de dissertações e teses da Capes. | ||
---- | ---- | ||
Linha 365: | Linha 369: | ||
Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Práticas de letramento e formação docente Literatura Infantil e formação do leitor. | Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Práticas de letramento e formação docente Literatura Infantil e formação do leitor. | ||
+ | |||
+ | Projetos de pesquisa atuais: | ||
+ | |||
+ | A contribuição das narrativas infantis para aformçãode leitores iniciantes. | ||
+ | |||
+ | A narrativa por imagens e a formação do leitor iniciante. | ||
+ | |||
+ | Práticas de leitura e construção identitária profissional de professores em formação inicial. | ||
+ | |||
+ | Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural: um olhar sobre o trabalho com a linguagem. | ||
---- | ---- | ||
Linha 397: | Linha 411: | ||
Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância. O currículo e práticas pedagógicas da educação infantil a partir dos princípios norteadores: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo. Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade nos campos da educação infantil e da deficiência. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. | Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância. O currículo e práticas pedagógicas da educação infantil a partir dos princípios norteadores: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo. Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade nos campos da educação infantil e da deficiência. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. | ||
+ | |||
+ | Projetos de pesquisa atuais: | ||
+ | |||
+ | O Que Sabemos e o que não sabemos sobre a condição Docente de Professoras/es da Rede Estadual de Educação da Paraíba? | ||
+ | |||
+ | A Bncc No Contexto Das Práticas Curriculares Da Educação Infantil No Cariri Paraibano. | ||
---- | ---- | ||
Linha 409: | Linha 429: | ||
Áreas de pesquisa: tecnologias Digitais e Educação; a Estética na Arte-educação; Estética, Arte e Política; Arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil e Linguagens Artísticas na Educação Infantil. | Áreas de pesquisa: tecnologias Digitais e Educação; a Estética na Arte-educação; Estética, Arte e Política; Arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil e Linguagens Artísticas na Educação Infantil. | ||
+ | |||
+ | Projeto de pesquisa atual: | ||
+ | |||
+ | Uma leitura estética sobre modismo e coletivismo no ensino superior de Arte. | ||
---- | ---- | ||
Linha 421: | Linha 445: | ||
Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas. Letramento e Formação docente. Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Processos de alfabetização e letramento. O agir docente em contextos educacionais. Análise de conteúdo linguístico em livros didáticos. Gêneros textuais e práticas de letramento. Ensino do oral/oralidade. | Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas. Letramento e Formação docente. Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Processos de alfabetização e letramento. O agir docente em contextos educacionais. Análise de conteúdo linguístico em livros didáticos. Gêneros textuais e práticas de letramento. Ensino do oral/oralidade. | ||
+ | |||
+ | Projetos de pesquisa atuais: | ||
+ | |||
+ | Letramento Científico e Meios Digitais na Escola: Uma Pesquisa Colaborativa com Foco na Formação Docente. | ||
+ | |||
+ | Da fala para a escrita: reflexões da criança sobre sua produção textual em ambientes tecnológicos. | ||
---- | ---- | ||
Linha 433: | Linha 463: | ||
Áreas de pesquisa: educação, processos de alfabetização e letramento e aquisição de linguagens por sujeitos, sobretudo, em situação de atraso, exclusão social e escolar e em situação de deficiência intelectual. | Áreas de pesquisa: educação, processos de alfabetização e letramento e aquisição de linguagens por sujeitos, sobretudo, em situação de atraso, exclusão social e escolar e em situação de deficiência intelectual. | ||
+ | |||
+ | Projeto de pesquisa atual: | ||
+ | |||
+ | Alfabetização, letramento e alunos remanescentes: desafios e perspectivas à escolarização efetiva. | ||
---- | ---- |
Edição das 10h47min de 24 de maio de 2022
Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais
Andréia Ferreira da Silva
Título: Doutora em Educação
Pós-Doutorado (março 2021- fevereiro 2022) Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
E-mail: silvaandreia@uol.com.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: sociedade, Estado e política educacional. Gestão e organização da educação brasileira. Políticas de formação de professores e demais profissionais da educação. Políticas de avaliação externa da educação e seus desdobramentos para organização de escolas, sistemas de ensino e para o trabalho docente.
Projetos de pesquisa atuais:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021)
Processos de privatização da educação básica pública no país: um estudo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFJF) e de sua atuação na educação brasileira e paraibana
Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018)
Grupos de pesquisa atuais:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).
Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018).
Dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability educacional: uma análise do nordeste brasileiro.
A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia.
Antônio Lisboa Leitão de Souza
Título: Doutor em Educação
E-mail: lisboaleitao@uol.com.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão da Educação. Tem participado de eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, publicado trabalhos em periódicos, capítulos de livros e em anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente e Gestão e Avaliação da Educação.
Projetos de pesquisa atuais:
Estratégias de Privatização da Educação Básica na Paraíba.
Políticas Públicas e o Direito à Educação nas Comunidades de Povos Tradicionais na Paraíba.
Grupo de pesquisa:
Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018)
Aparecida Carneiro Pires
Título: Doutora em Educação
Pós-Doutorado (2020) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Email:cidaufcg2017@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: atua como docente da Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade de Educação, do Centro de Formação de Professores (UFCG/UAE/CFP). Tem experiência na área de Educação Superior, Educação Básica (infantil), História, Filosofia, Sociologia, Cultura Corporal, Capes, mercantilização, avaliação, reformas educacionais, políticas e gestão educacional e formação de professores.
Projetos de pesquisa atuais:
Docência na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão
A Educação Infantil em Cajazeiras-PB em tempos de Pandemia: o que os/as professores/as e monitores/as apontam sobre o ensino remoto?
Grupo de pesquisa:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).
Carlos Augusto de Medeiros
Título: Doutor em Educação
Email: camedeiros.bsb@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: Possui experiência na área de Educação, básica e superior, com ênfase em Política Educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão democrática, políticas educacionais, políticas públicas, participação e políticas sociais.
Projetos de pesquisa atuais:
Reforma da Gestão da Educação Municipal Paraibana: Iniciativas de Avaliação Externa em Larga Escala, Parcerias Público-Privado e (Re)Configuração dos Parâmetros de Qualidade da Educação (2015-2021).
Militarização das Escolas Públicas da Educação Básica no Brasil.
Grupo de pesquisa:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).
Denise Xavier Torres
Título: Doutora em Educação
E-mail: denise.xavier@professor.ufcg.edu.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas - NUPEFORP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Educação do Campo, Politicas Educacionais e Práticas Educativas na Convivência com o Semiárido; e Formação de professores(as) do campo, processos de ensino e saberes da docência. Principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Movimentos Sociais Campesinos, Currículo, processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação Educacional com foco em Avaliação da Aprendizagem, tendo como lente teórica os Estudos Pós-Coloniais.
Projetos de pesquisa atuais:
Educação Contextualizada e Integração de saberes a partir da avaliação educacional.
Educação do Campo e Desenvolvimento Rural: foco nos saberes dos povos campesinos e da educação das relações étnico-raciais contidos nas práticas curriculares e nos livros didáticos das escolas localizadas no Território Rural do Município de Caruaru-PE.
Joedson Brito dos Santos
Título: Doutor em Educação
E-mail: joedson.santos@ufcg.edu.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: Atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação básica, avaliação da educação básica, políticas para educação infantil e condições de oferta da educação infantil.
Projetos de pesquisa atuais:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).
Financiamento da Educação Infantil na Paraíba: um estudo sobre condições de oferta e perfil de investimento.
Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor. - GEPPOGE - UFPA.
Grupos de pesquisa atuais:
Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (UFCG).
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA E PRÁTICA EDUCACACIONAL: GEPPPE/UFT.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional - GEPPOGE - UFPA.
Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS) - UFT.
Luciana Leandro da Silva
Título: Doutora em Educação
Email: luleandro@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Políticas Curriculares, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.
Projetos de pesquisa atuais:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021)
Educação Básica em Tempos de Pandemia: Análise das Políticas Educativas Adotadas na Região Nordeste e no Estado da Paraíba.
Militarização das Escolas Públicas da Educação Básica: gestão, organização do trabalho pedagógico e qualidade de ensino.
Trabalho Docente, Currículo e Gestão.
Grupo de pesquisa:
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).
Maria do Socorro Silva
Título: Doutora em Educação
E-mail: socorrosilva@ufcg.edu.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: orienta pesquisas relacionadas aos processos educativos não escolares, aos movimentos sociais do campo. Políticas educacionais relacionadas a formação de professores, as políticas curriculares e a gestão educacional. História, Gestão e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo. Projetos de pesquisa atuais:
Projeto Cisternas nas Escolas no Cariri Paraibano: água, educação e convivência com o semiárido.
Produção acadêmica do Banco de Teses e Dissertações no período de 2010 a 2019 sobre Educação Infantil.
Diagnostico do Processo de Nucleação de Escolas no Cariri Paraibano.
Melânia Mendonça Rodrigues
Título: Doutora em Educação
E-mail: melania.r@uol.com.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: área de concentração em Estado e Política Educacional, desenvolve estudos e pesquisas em Política e História da Educação, voltando-se, mais especificamente, para: educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da educação e da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.
Projeto de pesquisa atual:
Escola Normal Estadual de Campina Grande nos anos 1970 (1971-1979): do Curso Normal à habilitação Formação para o Magistério no Ensino de 2º Grau.
Niédja Maria Ferreira de Lima
Título: Doutora em Educação
Pós-Doutorado (março 2021- fevereiro 2022) Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba, UFSCAR-SO, Brasil.
E-mail: niedjafl@yahoo.com.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: educação de Surdos, Política e História da Educação com ênfase nas seguintes temáticas: formação de professores; formação de profissionais para a educação de surdos; política pública de inclusão, em particular, de alunos surdos; história da educação e da escola pública brasileira.
Projetos de pesquisa atuais:
Pesquisa sobre a Escola Estadual Normal Estadual de Campina Grande.
Pesquisa: EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPINA GRANDE NO PERÍODO DE 1970 A 1996: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, LÍNGUA E MEMÓRIAS.
Percursos Formativos de Docentes Surdos de Libras: O Tornar-se “Professor de Verdade”.
Grupos de pesquisa:
Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Literatura-UFCG
Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba (HISTEDBR/PB)-UFPB/UFCG
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente - NEPEN-UFSCar-Sorocaba
Simone Vieira Batista
Título: Doutora em Educação
Email: simone.vieira@professor.ufcg.edu.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: história da Educação e Educação do Campo. Professora na Universidade Federal de Campina Grande - PB e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Tese desenvolvida na Linha de Pesquisa - História da Educação e Historiografia. Mestre em Educação - UFPB, Especialista em Psicopedagogia - Unipê e Graduada em Pedagogia - UEPB. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - NIEPHE (www.usp.br/niephe). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - Educação, Resistência e Alternativas vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande - PPGED.
Projeto de pesquisa atual:
Memórias Docentes e Práticas Educativas Escolares em Escolas do Campo do Brejo Paraibano.
Linha 2: Práticas Educativas e Diversidade
André Augusto Diniz Lira
Título: Doutor em Educação
Pós-Doutorado (2017) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Pós-Doutorado (2018-2019) Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: atualmente, tem interesse na orientação e no desenvolvimento de pesquisas em: Identidades sociais e profissionais na educação. Teoria das Representações Sociais e Educação. Pesquisas (auto)biográficas na educação. Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior.
Projetos de Pesquisa atuais:
Conceitos educacionais e suas representações em movimento: história conceitual, campos sociais e docência.
Narrativa, educação e saúde: crianças, família e professores entre o hospital e a escola.
Grupos de pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação UFCG Pesquisador - Coordenador
Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas - Pesquisador
ECOS-Escola Contemporânea e Olhar Sociológico - UFRN - Pesquisador
Dalila Castelliano de Vasconcelos
Título: Doutora em Psicologia Social
E-mail: dalila_bal@hotmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e gênero.
Projetos de pesquisa atuais:
Conflitos vividos por residentes de moradias estudantis
Contribuições da neurociência para a educação infantil
Racismo, primeira infância e educação
Gênero, primeira infância e educação infantil
Educação financeira na escola: concepções de docentes e discentes
Grupos de pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação - na linha Desenvolvimento humano, cultura e práticas educativas
Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais - na linha Diversidade e Desenvolvimento infantil
Dorivaldo Alves Salustiano
Título: Doutor em Educação
E-mail: dorivaldo.salustiano@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano. Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais. Diversidade, diferença e (des)igualdade: concepções e práticas na educação escolar. A psicologia sociohistórica e a teoria da atividade como referenciais teórico-metodológicos para o ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Projeto de pesquisa atual:
As condições de produção textual na escrita de deficientes intelectuais no banco de dissertações e teses da Capes.
Fabiana Ramos
Título: Doutora em Linguística
E-mail: fabiramos.ufcg@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Práticas de letramento e formação docente Literatura Infantil e formação do leitor.
Projetos de pesquisa atuais:
A contribuição das narrativas infantis para aformçãode leitores iniciantes.
A narrativa por imagens e a formação do leitor iniciante.
Práticas de leitura e construção identitária profissional de professores em formação inicial.
Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural: um olhar sobre o trabalho com a linguagem.
Fernanda de Lourdes Almeida Leal
Título: Doutora em Sociologia
E-mail: lealfernanda@uol.com.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: as temáticas têm como eixo central a Educação do Campo, investigada sob a perspectiva das políticas públicas, da oferta na Educação Infantil e em classes multisseriadas, das populações camponesas, no que tange às suas práticas e aos processos de escolarização desenvolvidos junto a essas populações, considerando sua participação na elaboração e gestão de propostas pedagógicas.
Projetos de pesquisa atuais:
Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia.
Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia.
Diferenças na Educação Infantil: o que dizem as crianças?
Kátia Patrício Benevides Campos
Título: Doutora em Educação
E-mail: katiapbcampos@hotmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância. O currículo e práticas pedagógicas da educação infantil a partir dos princípios norteadores: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo. Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade nos campos da educação infantil e da deficiência. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.
Projetos de pesquisa atuais:
O Que Sabemos e o que não sabemos sobre a condição Docente de Professoras/es da Rede Estadual de Educação da Paraíba?
A Bncc No Contexto Das Práticas Curriculares Da Educação Infantil No Cariri Paraibano.
Luciênio de Macedo Teixeira
Título: Doutor em Educação
E-mail: lucienio.teixeira@ufcg.edu.br
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: tecnologias Digitais e Educação; a Estética na Arte-educação; Estética, Arte e Política; Arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil e Linguagens Artísticas na Educação Infantil.
Projeto de pesquisa atual:
Uma leitura estética sobre modismo e coletivismo no ensino superior de Arte.
Roziane Marinho Ribeiro
Título: Doutora em Linguística
E-mail: rozianem@hotmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas. Letramento e Formação docente. Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Processos de alfabetização e letramento. O agir docente em contextos educacionais. Análise de conteúdo linguístico em livros didáticos. Gêneros textuais e práticas de letramento. Ensino do oral/oralidade.
Projetos de pesquisa atuais:
Letramento Científico e Meios Digitais na Escola: Uma Pesquisa Colaborativa com Foco na Formação Docente.
Da fala para a escrita: reflexões da criança sobre sua produção textual em ambientes tecnológicos.
Silvia Roberta da Mota Rocha
Título: Doutora em Educação
E-mail: silviarobertadamotarocha@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: educação, processos de alfabetização e letramento e aquisição de linguagens por sujeitos, sobretudo, em situação de atraso, exclusão social e escolar e em situação de deficiência intelectual.
Projeto de pesquisa atual:
Alfabetização, letramento e alunos remanescentes: desafios e perspectivas à escolarização efetiva.
Maria das Graças Oliveira
Título: Doutora em Educação
Pós-Doutorado (2019 - 2020) Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
E-mail: mariaeduc2013@gmail.com
Currículo Lattes: Acessar
Áreas de pesquisa: pesquisas no campo da Educação Infantil, com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública, docência e condição docente na Educação Infantil, práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil.
Projetos de pesquisa atuais:
O que sabemos e o que não sabemos sobre a condição docente dos professores da rede estadual da Paraíba?
CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PARAÍBA: mapeamento de pesquisas acadêmicas
Grupos de pesquisa:
O que sabemos e o que não sabemos sobre a condição docente de professoras/es da rede estadual e municipal de educação da Paraíba? (Fevereiro de 2021- fevereiro de 2023) CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PARAÍBA: mapeamento de pesquisas (2010- 2020)- Programa: Pibic ̶ Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ( Setembro de 2021 a agosto de 2022).
A BNCC no contexto das práticas curriculares da educação infantil no cariri paraibano. (Fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023)
GRUPO DE PESQUISA: GRÃO- Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais/DGP-CNPq.