Página principal
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTITLE__ | __NOTITLE__ | ||
− | + | O curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 | |
+ | anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da | ||
+ | UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma | ||
+ | das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. | ||
+ | A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em | ||
+ | seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e | ||
+ | também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins. | ||
+ | Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão | ||
+ | Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção | ||
+ | crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a | ||
+ | transformação da realidade socioeducacional brasileira. | ||
+ | O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a | ||
+ | reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes | ||
+ | contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos | ||
+ | fundamentais à própria intervenção na realidade. | ||
[http://150.165.111.213/~mestrado-educacao/images/0/09/CALENDARIO_ACADEMICO_MESTRADO_2016.1_e_2016.2.pdf '''Calendário Acadêmico 2016.1 e 2016.2'''] | [http://150.165.111.213/~mestrado-educacao/images/0/09/CALENDARIO_ACADEMICO_MESTRADO_2016.1_e_2016.2.pdf '''Calendário Acadêmico 2016.1 e 2016.2'''] | ||
[http://150.165.111.213/~mestrado-educacao/images/e/e0/OFERTA_DISCIPLINAS_2016.1_Mestrado.pdf '''Oferta de Disciplinas 2016.1'''] | [http://150.165.111.213/~mestrado-educacao/images/e/e0/OFERTA_DISCIPLINAS_2016.1_Mestrado.pdf '''Oferta de Disciplinas 2016.1'''] |
Edição das 11h58min de 16 de maio de 2016
O curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35
anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da
UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma
das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.
A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em
seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e
também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins.
Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão
Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção
crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a
transformação da realidade socioeducacional brasileira.
O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a
reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes
contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos
fundamentais à própria intervenção na realidade.