Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Produção docente em destaque

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 4: Linha 4:
  
 
Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"
 
Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"
 +
 +
[[Arquivo:Captura de tela 2024-02-08 095545.png]]
  
 
Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49
 
Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49

Edição das 09h57min de 8 de fevereiro de 2024


Dalila Castelliano de Vasconcelos

Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"

Captura de tela 2024-02-08 095545.png

Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449

Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449

Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."

Publicado em: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.09, p.8 - , 2022.

Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.



Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas

Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.

Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro

Educação da resistência: reflexões e práticas


Educação da resistência.jpg Contrarreforma.jpg




Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade

A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares.

Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade


Práticas.jpg




Andréia Ferreira da Silva; Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas de accountability na educação estadual do Ceará, Pernambuco e Paraíba"

Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)

Link de acesso ao artigo




Fabiana Ramos

Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Link de acesso ao artigo

Artigo: "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"

Link de acesso ao artigo




Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Artigo: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA"

Link de acesso ao artigo




Joedson Brito dos Santos

Livro: O Fundeb e a Educação Infantil. Editora‏ : ‎ Appris; 1ª edição (9 novembro 2015). ‎ 187 páginas;

Autor: Joedson Brito dos Santos




Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas Educativas na Região Nordeste do Brasil em tempos de Pandemia: oportunidade para Edu-business?"

Link de acesso ao artigo




Melânia Mendonça Rodrigues; Niédja Maria Ferreira de Lima; Vívia de Melo Silva

Artigo: "Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?'

Link de acesso ao artigo




Niédja Maria Ferreira de Lima; Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio

Artigo: "O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)"

Autora: Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio; Co-autora: Niédja Maria Ferreira de Lima

Link de acesso ao artigo