Grupos de Pesquisa
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 1: | Linha 1: | ||
− | Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional | + | '''Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional''' |
Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues | Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues | ||
Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 | Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 | ||
Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica | Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica | ||
− | Educação, Resistências e Alternativas | + | '''Educação, Resistências e Alternativas''' |
Instituição: UFCG | Instituição: UFCG | ||
Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza | Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza | ||
Linha 11: | Linha 11: | ||
− | Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE | + | '''Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE''' |
Instituição: UNICAMP | Instituição: UNICAMP | ||
Líder(es): Theresa Maria de Freitas Adrião, Selma Borghi Venco | Líder(es): Theresa Maria de Freitas Adrião, Selma Borghi Venco | ||
Linha 18: | Linha 18: | ||
Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). | Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). | ||
− | Grupo de política do ensino superior | + | '''Grupo de política do ensino superior''' |
Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza. | Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza. | ||
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265 | Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265 | ||
Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas. | Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas. | ||
− | Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB | + | '''Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB''' |
Instituição: UFPB | Instituição: UFPB | ||
Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues | Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues | ||
Linha 29: | Linha 29: | ||
Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. | Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. | ||
− | Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda | + | '''Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda''' |
Instituição: UFCG | Instituição: UFCG | ||
Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto | Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto | ||
Linha 35: | Linha 35: | ||
Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções. | Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções. | ||
− | Inclusão e Alteridade | + | '''Inclusão e Alteridade''' |
Instituição: UFPB | Instituição: UFPB | ||
Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo e Niedja Maria Ferreira de Lima | Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo e Niedja Maria Ferreira de Lima | ||
Linha 41: | Linha 41: | ||
Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes. | Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes. | ||
− | Gestão, Currículo e Políticas Educativas | + | '''Gestão, Currículo e Políticas Educativas''' |
Instituição: UFPEL | Instituição: UFPEL | ||
Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva | Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva | ||
Linha 48: | Linha 48: | ||
− | Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES | + | '''Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES''' |
Instituição: UNICAMP | Instituição: UNICAMP | ||
Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva | Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva | ||
Linha 54: | Linha 54: | ||
Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais. | Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais. | ||
− | Arte, Educação e Novas Tecnologias | + | '''Arte, Educação e Novas Tecnologias''' |
Instituição: UFCG | Instituição: UFCG | ||
Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior | Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior | ||
Linha 62: | Linha 62: | ||
− | Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS | + | '''Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS''' |
Instituição: UFCG | Instituição: UFCG | ||
Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva, Luciênio de Macêdo Teixeira | Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva, Luciênio de Macêdo Teixeira | ||
Linha 69: | Linha 69: | ||
Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG. | Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG. | ||
− | Práticas Educativas e Letramento | + | '''Práticas Educativas e Letramento''' |
Instituição: UFCG | Instituição: UFCG | ||
Líder(es): Maria de Fatima Alves, Dorivaldo Alves Salustiano, Fabiana Ramos | Líder(es): Maria de Fatima Alves, Dorivaldo Alves Salustiano, Fabiana Ramos | ||
Linha 76: | Linha 76: | ||
Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento. | Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento. | ||
− | Sociedade, Cultura e Educação | + | '''Sociedade, Cultura e Educação''' |
Instituição: UFCG | Instituição: UFCG | ||
Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano | Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano | ||
Linha 82: | Linha 82: | ||
Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais. | Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais. | ||
− | Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão | + | '''Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão |
− | Instituição: UFCG | + | Instituição: UFCG''' |
Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos | Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos | ||
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533 | Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533 | ||
Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação. | Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação. |
Edição das 09h19min de 13 de outubro de 2022
Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica
Educação, Resistências e Alternativas Instituição: UFCG Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1247585892085251 Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE
Instituição: UNICAMP
Líder(es): Theresa Maria de Freitas Adrião, Selma Borghi Venco
Integrante: Antônio Lisboa leitão de Souza (et all)
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7808868906883041
Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe).
Grupo de política do ensino superior Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza. Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265 Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.
Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB Instituição: UFPB Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895 Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda Instituição: UFCG Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307 Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.
Inclusão e Alteridade Instituição: UFPB Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo e Niedja Maria Ferreira de Lima Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481 Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes.
Gestão, Currículo e Políticas Educativas Instituição: UFPEL Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058 Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES
Instituição: UNICAMP
Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva
Área: Sociologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845
Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.
Arte, Educação e Novas Tecnologias Instituição: UFCG Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912 Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.
Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS
Instituição: UFCG
Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva, Luciênio de Macêdo Teixeira
Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0227668418317346
Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG.
Práticas Educativas e Letramento Instituição: UFCG Líder(es): Maria de Fatima Alves, Dorivaldo Alves Salustiano, Fabiana Ramos Integrantes: Kátia Patrício Benevides Campos, Roziane Marinho Ribeiro Silvia Roberta da Mota Rocha Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284 Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.
Sociedade, Cultura e Educação Instituição: UFCG Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531 Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.
Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão Instituição: UFCG Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533 Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação.